Anúncio

sábado, 15 de outubro de 2016

Bolo de Banana e Caramelo



Ingredientes:
Bolo:
2 1/2 xícara de farinha de trigo
2 1/2 (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 1/4 de xícaras de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk *
1 xícara de bananas amassadas (+ ou – 2 bananas)
*Receita de buttermilk caseiro: Para cada 1/2 xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1/2 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar meia xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Cobertura de caramelo:
3 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)
1 1/2 xícaras de creme de leite (pode ser de caixinha mesmo)
Suco de meio limão (fica a gosto)
5 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em pedaçinhos
Preparo:
Bolo:
Pré-aqueça o forno a 177ºC. Unte a forma com manteiga e enfarinhe (dá para 2 formas redondas de 23cm, ou uma forma grande de buraco no meio)
Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve. Em uma batedeira bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Por último a baunilha. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos. Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.
Leva ao forno para assar por 25 a 30 minutos ou até que fique dourado e que o teste do palito saia limpo. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo.
Cobertura de caramelo:
Misture o açúcar mascavo, o creme de leite e o suco de limão numa panela, e leve em fogo médio. Cozinhe, sem mexer, por 5 a 7 minutos até que o açucar esteja dissolvido. Retire a panela do fogo e deixe o caramelo esfriar por 3 minutos. Retire a manteiga da geladeira e junto com o caramelo coloque na batedeira. Bata em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. Aplique a cobertura imediatamente pois ela endurece um pouco. Se você preferir pode utilizar o caramelo para também rechear o bolo.


http://acesse.vc/s/73dceb2c

Nenhum comentário:

Postar um comentário