Anúncio

sábado, 15 de outubro de 2016

Bolo de Chocolate com Recheio de Nutella



Ingredientes:
Bolo:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras açucar
3/4 xícaras de chocolate em pó
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de buttermilk *
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de café quente (acabado de coar)
*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Recheio/Cobertura:
2 xícaras de creme de leite fresco
1/2 xícara de nutella
Preparo:
Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte duas formas de 23cm.
Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas formas e leve para assar por 35 a 40 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os bolos esfriarem um nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.
Recheio/Cobertura:
Bata o creme de leite até que fique grosso e com picos. Coloque a nutella numa tigela e gentilmente  com uma colher acrescente e misture o creme de leite batido (chantilly). Quando você terminar de misturar, o chantilly deve estar com uma cor marrom claro, se estiver muito branco, acrescente mais nutella.
Montagem:
Coloque um dos bolos num prato (se preferir pode umedecê-lo com um pouco de refrigerante ou água com açucar). Por cima espalhe um pouco mais da metade do recheio (eu fui bem generosa…hehe, e depois fiz mais um pouco para colocar por cima). Espalhe um pouco de chocolate “bis” quebrado ou triturado. Coloque o outro bolo por cima e cubra todo o bolo com o restante do recheio. Decore com mais “bis” e leve para a geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário